Coordenador

André de Melo Modenesi

Professor Associado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IEUFRJ) e Doutor pela mesma instituição.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1265896962100382

Foi coordenador da área de macroeconomia do IE/UFRJ, entre 2010-2017. Lecionou no IBMEC-RJ (2005-2009) e na Universidade Federal Fluminense (2001-2003). É pesquisador do CNPq. Foi Secretário-Executivo Adjunto da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), entre 2014-2015; e diretor da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), entre 2011-2014. Foi pesquisador da Coordenação de Regimes Monetário e Cambial da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DIMAC/IPEA). Autor do livro texto Regimes Monetários: Teoria e Experiência do Real (Manole, 2005), vencedor do Troféu Cultura Econômica (Jornal do Comércio e Caixa RS), e de capítulos em diferentes livros, como: The Brazilian Economy Since the Great Financial Crisis of 2007/2008 (Palgrave Macmillan, 2017), The New Brazilian Economy (Palgrave Macmillan, 2017), The Brazilian Economy Today: Towards a New Socio-Economic Model? (Palgrave Macmillan, 2016), The Global South After the Crisis (Edward Elgar, 2016), Sistema Financeiro: uma análise do setor bancário no Brasil (Campus-Elsevier, 2007); Câmbio e Controle de Capitais (Campus-Elsevier, 2006). Co-organizador dos livros: Brazil’s Economy An Institutional and Sectoral Approach (Routledge, 2018), Sistema financeiro e política econômica em uma era de instabilidade (Elsevier, 2012), Macroeconomia para o Desenvolvimento: crescimento, estabilidade e emprego (IPEA, 2010). Também publicou artigos em diferentes periódicos internacionais e nacionais, como: Journal of Post Keynesian Economics, European Journal of Economics and Economic Policy, Investigación Económica, Estudos Econômicos e Revista de Economia Política.


Pesquisadores Associados

Antonio José Alves Junior

Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0805445354046859

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou, ainda, entre junho de 2004 e junho de 2005, como Chefe Adjunto e, posteriormente, Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; entre setembro de 2005 e novembro de 2008, foi Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República; como Consultor do Banco Mundial entre junho e outubro de 2009; e de 2009 a 2015, atuou no BNDES como Chefe do Departamento de Relações com o Governo (2009-2013) e Assessor do Presidente (2014-2015). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil, escrevendo principalmente sobre seguintes temas: fragilidade financeira, fragilidade financeira externa, bancos brasileiros, financiamento à infraestrutura, inovações financeiras e crises cambiais e bancárias.

Bianca de Souza Lima Orsi

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Leeds University Business School (LUBS), Universidade de Leeds.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2626284460843179

Professora Adjunta (Teaching Fellow) do Departamento de Economia da Leeds University Business School (LUBS) da Universidade de Leeds, Reino Unido. Doutora e mestre em Economia pela Universidade de Leeds, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização de moedas, hierarquia de moedas, economias emergentes, economia política internacional, sistema de pagamentos internacionais e regulação cambial. Bacharel em economia pela UFRJ.

Carmem Aparecida do Valle Costa Feijo

Professora titular da UFF

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9040659895653917

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1974), mestre em Economia da Produção (UFRJ, 1977), PhD em Economia pela University College London (1988) e pós-doutorado pela Columbia University (2015). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e membro do Comitê Assessor (2020-2023). Foi Secretária Executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (ANPEC, 2008-2009), representante da área de Economia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 2011-2014). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia estruturalista, indústria. 

Daniel Negreiros Conceição

Professor do IPPUR/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5268947062840502

Daniel Negreiros Conceição é economista pela UFRJ, mestre em economia e doutorando em Economia e Ciências Sociais pela Universidade do Missouri em Kansas City (UMKC). É professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde leciona macroeconomia e economia do setor público no Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES). É um dos autores do livro “Teoria Monetária Moderna: a chave para uma economia a serviço das pessoas”, primeiro manual brasileiro sobre o tema publicado pela Editora Nova Civilização.

Débora Mesquita Pimentel

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4558185212239650

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFRRJ, possui graduação em Ciências Econômicas pela UERJ (2005), Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) (2009), Mestrado em Economia pela UFRJ (2013) e Doutorado em Economia pela UFRJ (2017). As áreas de pesquisa incluem Teoria Macroeconômica, Métodos Econométricos, Economia Monetária, Inflação e Política Cambial.

Fernando Ferrari Filho

Professor titular aposentado da UFRGS, professor convidado no PPGE/UFRGS e professor visitante em Washington and Lee University (Lexington/USA) e Meiji University (Tokyo/Japan).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4305281053280995

Fernando Ferrari Filho é economista, com graduação na UERJ, mestrado em Economia na UFRGS, doutorado em Economia na USP e pós-doutorado em Economia na University of Tennessee (Knoxville/USA) e na University of Cambridge (Cambridge/UK). É professor titular aposentado na UFRGS e atualmente é professor convidado no PPGE/UFRGS e professor visitante nas Washington and Lee University (Lexington/USA) e Meiji University (Tokyo/Japan). É pesquisador nível 1 do CNPq. Foi pesquisador visitante nas University of Illinois at Urbana-Champaign (Urbana/USA) e na University of Oxford (Oxford/UK), foi presidente da Associação Keynesiana Brasileira e também foi presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON)/RS. Foi premiado pela FAPERGS como Pesquisador Destaque na Área de Economia (2000) e pelo CORECON/RS como Economista do Ano (2003). Autor e co-autor de livros e capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior, e de mais de 100 artigos publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros, tais como Análise Econômica, Cepal Review, Challenge, Economia e Sociedade, International Review of Applied Economics, Investigación Económica, Journal of Economic Issues, Journal of Post Keynesian Economics, Metroeconomica, Nova Economia, Panoeconomicus, Review of Keynesian Economics e Revista de Economia Políticade. Pesquisa nas áreas de Macroeconomia Aberta e Teorias Keynesiana e Pós-Keynesiana. Foi presidente da Instituição Comunitária de Crédito PORTOSOL e Conselheiro Fiscal do BANRISUL.

Gary Arthur Dymski

Professor na University of Leeds.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3279130537569882

É professor de Economia Aplicada em Leeds University Business School, University of Leeds. Se graduou, com honra de Phi Beta Kappa, em estudos urbanos pela University of Pennsylvania, 1975 e possui MPA pela Maxwell School at Syracuse University, 1977. Trabalhou em Legal Services Organization of Indiana como economista analista e foi diretor da Democratic caucus, em Indiana State Senate. Depois de completar seus estudos de doutorado em economia na University of Massachusetts, Amherst e passar 1985-86 como Research Fellow em estudos econômicos na Brookings Institution, ele se juntou ao corpo docente de economia da University of Southern California em 1986. Em 1991 ele etrou na University of California, Riverside economics faculty; sendo promovido para professor em 2000. De 2003 a 2009, Gary foi founding Executive Director na University of California Center, Sacramento. Gary foi pesquisador visitante em universidades e centros de pequisa no Brasil, Bangladeche, Japão, Coreia, Grã-Bretanha, Grécia, e India. Publicou artigos, livros, e capítulos nos temas: sistema bancário, fragilidade financeira, desenvolvimento urbano, discriminação no mercado de credito, crises financeiras na America Latina e na Asia, exploração, financiamento imobiliário, crise do subprime, regulação financeira, crise da Zona do Euro, e política econômica. É co-fundador em Leeds ACTS, uma pesquisa colaborativa envolvendo Leeds’ ONGs e universidades parceiras do Leeds , e atua como representante da University of Leeds, no Leeds City Council’s Third Sector Assembly. De 2015 a Janeiro de 2019, ele foi co-líder na University of Leeds’ Cities research theme. Atualmente é a co-investigador em ESRC Productivity Insights Network project e em EPSRC Self-Healing robotics project, bem como lidera um centro de pesquisa em ESRC Rebuilding Macroeconomics network-plus program. É membro da UK Commission on a Gender Equal Economy e consultor de comércio e desenvolvimento na ONU. 



Inny Accioly

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3279130537569882

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Educação de Angra dos Reis. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas pesquisas englobam as temáticas: Políticas Educacionais e Ambientais; Financeirização da Educação; Internacionalização das Políticas Educacionais; Influências do Banco Mundial e da OCDE nas políticas Educacionais Globais ; Divisão Internacional do Trabalho, conflitos laborais e socioambientais. Membro da American Educational Research Association (AERA), do International Advisory Committee do World Environmental Education Congress (WEEC). Autora de artigos e livros nacionais e internacionais, como os livros “Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of the Financialization of Educational Policies in Brazil” (Brill); “Education, Equality and Justice in the New Normal: Global Responses to the Pandemic” (Bloomsbury) e Capítulos nas obras “Critical Reflections on the Language of Neoliberalism in Education: Dangerous Words and Discourses of Possibility” (Routledge); “Critical Pedagogy in Uncertain Times” (Palgrave Macmillan); “Neoliberalism and Environmental Education” (Routledge). Membro do corpo editorial dos periódicos Periódico: INSECTA: Integrative Science Education and Teaching Activity Journal (Indonésia), Educazione Aperta (Itália), Germinal (Brasil).

 

João Sicsú

Professor Associado do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4140737458452819

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve suas pesquisas na área de macroeconomia (políticas e teoria). Foi Diretor de Políticas e Estudos Macroeconômicos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) – órgão do governo federal – entre 2007 e 2011. Foi assessor parlamentar no Senado Federal da República entre 2011 e 2017.

Juliane da Costa Furno

Economista-Chefe do IREE.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2484533709818888

Graduada em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); possui Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Foi gestora de políticas sociais da Secretaria do Trabalho na Prefeitura Municipal de São Paulo na gestão de Fernando Haddad. Educadora da Escola de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Pesquisadora do Sindicato de Petroleiros do Norte Fluminense (sindipetro-NF); Assessora Econômica na Câmara Federal e atualmente é Economista-Chefe do Centro de Estudos Econômicos (CEE) Do Instituto para a Reforma das Relações Estado e Empresa (IREE).

Karla Vanessa Leite

Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9909705336145290

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase nas áreas de Macroeconomia e Economia Monetária (2011/2015). Mestra em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2009/2011). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2005/2009). Atualmente, atua como Professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande – lecionando as disciplinas de Economia Monetária, Economia do Setor Público e Economia Clássica – e é Tutora do Programa de Educação Tutorial em Economia.

Luiz Fernando de Paula

Professor Adjunto do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3378141737377054

Doutor em Economia pela UNICAMP (1997), realizou eu pós-doutoramento no St Antony’s College, Universidade de Oxford (2000/01). Atualmente é Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Coordenador do Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP) no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ).  Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB) no período de 2009-2013. É atualmente bolsista de produtividade nível 1-C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. È ainda co-editor da Brazilian Keynesian Review e membro do Conselho Editorial da Revista de Economia Política e da European Journal of Economy and Economic Policy: Intervention. É autor do livro Financial Liberalization and Economic Performance: Brazil at the crossroads (Routledge) e Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia: Uma Abordagem Keynesiana (Campus/Elsevier), coautor do livro Economia Monetária e Financeira (Campus, 3a.ed.).  Tem experiência nas áreas de Economia Monetária e Financeira, Macroeconomia, Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: macrofinanças internacionais, sistema financeiro, política monetária, desenvolvimentismo e teoria pós-keynesiana. Tem publicado artigos em várias revistas nacionais (Revista de Economia Política, Estudos Econômicos, Economia e Sociedade, Revista Brasileira de Economia, Nova Economia, Política e Planejamento Econômico, entre outras) e internacionais (Cambridge Journal of Economics, Journal of Post Keynesian Economics, Review of Political Economy, Journal of Economic Issues, Revista de la CEPAL, Investigación Económica, etc).

Márcio Gimene de Oliveira

Doutor em Geografia (UFRJ), Analista de Planejamento e Orçamento do Governo Federal.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2496396804442595

Analista de Planejamento e Orçamento do Governo Federal desde 2004. Economista (UFRJ), Mestre em Geografia (UnB) e Doutor em Geografia (UFRJ). Foi Assessor Técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM; Coordenador de Temas Estratégicos e Coordenador-Geral de Gestão do Conhecimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; e Subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor e Secretário Adjunto de Relações Institucionais e Sociais da Casa Civil do Governo do Distrito Federal. Atualmente trabalha na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia, além de ser Editor da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento – RBPO. Áreas de Interesse: planejamento governamental; finanças públicas; estudos prospectivos; e desenvolvimento regional.

Marco Flávio da Cunha Resende

Professor Associado da UFMG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8834816401400593

Economista pela UFMG (1989), com Mestrado em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG (1995), Doutorado em Economia pela UnB (2003) e Pós-Doutorado em Economia pela UFMG (2004-2005) e pela Universidade de Cambridge (2012-2013). Foi Pesquisador do IPEA (1996-2005) e Coordenador do Boletim de Política Industrial do IPEA, editor da Brazilian Keynesian Review (BKR), diretor e Vice-Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB) e Coordenador do Colegiado de Economia da UFMG e da Pós-Graduação em Economia da UFMG-CEDEPLAR. É pesquisador e professor associado do Departamento de Economia da UFMG e do CEDEPLAR e pesquisador do CNPq. Possui dezenas de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais e em anais de congressos nacionais e internacionais de economia. Trabalha com os temas: Macroeconomia Pós-Keynesiana, Crescimento Econômico e Finanças Internacionais.


Norberto Montani Martins

Professor Adjunto do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2089597137079340

Doutor em Economia pela UFRJ, com período sanduíche na Universidade de Leeds. Professor do Instituto de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRJ. Foi Analista Sênior da Gerência de Estudos Regulatórios da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e Assistente de Pesquisa da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Patrick Fontaine Reis de Araújo

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8896728329615051

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Economista pela UFRJ (2010), mestre em Economia Internacional pela Université Paris XIII (2011), e doutor em Economia pela UFRJ, com período de sanduíche na Freie Universität (2017). Atuou como estagiário no IPEA, pesquisador na RedeSist, na Coppetec e no Grupo de Estudos sobre Moeda e Sistema Financeiro, e como professor na UFRJ (2017 – 2018) e no Unifeso (2016 – 2018). Tem experiência nas áreas de Economia Brasileira, Economia Monetária, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, História do Pensamento Econômico, Economia Política e Economia da Inovação.

Tarciso Gouveia

Doutor em Economia pela UFRJ

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0226606082335717

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), área de concentração: Macroeconomia e Economia Monetária. Mestrado em Economia pelo IE/UFRJ (2012). MBA em Finanças pelo IBMEC Business School. Tem experiência na área de Finanças e Economia, com ênfase em Macroeconomia, Economia Monetária, Séries Temporais e Finanças. Possui longa experiência no mercado financeiro e de capitais, com ênfase em pesquisa macroeconômica e asset allocation. Atualmente é pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Helis Cristina Zanuto Andrade Santos

Doutoranda em Economia da Indústria e da Tecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1639467271108003

Doutoranda em Economia da Indústria e da Tecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo bolsista CAPES até o ano 2020. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2014) e Mestrado em Teoria Econômica pela UEM (2017), em que foi bolsista CNPq. Lecionou como professora temporária na UEM. Atua principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento econômico, economia internacional, macroeconomia e economia monetária, e faz uso de econometria de séries temporais e painel de dados.







Pesquisadores Assistentes

Caio Vinicius Fernandes Vilella

Doutorando do IE/UFRJ

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0935032480290814

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (2014) e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018). Atualmente é bolsista capes no programa de doutorado em economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estabilidade financeira, Hierarquia de Moedas, Teoria do Dinheiro Moderno e Empregador de Última Instância.

Eduardo Da Silva Rico

Mestre em Economia pela UFRJ e Economista do Banco do Desenvolvimento da Korea (KDB).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9454576203237821

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), em 2000, e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Também cursou o MBA em Economia e Setor Financeiro pela FIPE/FEA/USP (2014). Tem ênfase em áreas de: Macroeconomia, Política Monetária, Macro Finanças e Sistema Financeiro.

Giuliano Longhi

Doutorando do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8357434101926890

Bacharel em Ciências Econômicas concluída em 2015 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Mestre em Economia e Desenvolvimento obtido no Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGED) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-IE/UFRJ). Tem ênfase em áreas de: Teoria Econômica, Macroeconomia pós-keynesiana, com foco em instabilidade financeira, além de temas relacionados à Economia Ecológica. 

Igor Mello

Mestrando do IE/UFRJ.

Mestrando em Economia pelo PPGE/IE da UFRJ. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Kleyton Vieira Sales da Costa

Graduando do DeCE/UFRRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0378007654407801

Estudante de Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, campus Seropédica. Seus interesses de pesquisa incluem previsão de séries temporais, finanças sustentáveis, macroeconomia e redes neurais artificiais. Atua como monitor da disciplina de Estatística no Departamento de Matemática da URRJ. Participa do grupo de pesquisa Economia e Conjuntura do Sistema Financeiro (ECSiFin), que desenvolve estudos sobre o sistema financeiro brasileiro.

Lucas Bressan de Andrade

Doutorando do IE/UFRJ

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7826687920189115

Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Graduação em Economia pela mesma instituição e Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Economia Social e do Trabalho. Na UFRJ, foi membro do grupo de Estudos da Moeda e do Sistema Financeiro, do grupo FINCSOC (Financeirização e Política Social), atuou no projeto NOPOOR, financiado e organizado pela União Europeia e no grupo de Estudos sobre Reforma Tributária na América Latina. Também participou de estudos sobre economia monetária, inflação e o sistema de garantias de investimento em infraestrutura. Em Campinas, Lucas fez parte de projetos no Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia da Unicamp. Também foi membro do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON), do Instituto de Economia da Unicamp. Possui interesse nas áreas de Economia do Bem-Estar Social; Política Social; Desenvolvimento Econômico; Financeirização; Subdesenvolvimento; Economia Brasileira; Economia Latino Americana; Macroeconomia e Economia Monetária.

Luis Muniz

Graduando do IE/UFRJ.

Luís Henrique Muniz, estudo Ciências econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com interesse nas áreas de macroeconomia, econometria e monetária. Publicação de Poster no encontro da Sociedade de Economia Política, em 2019.

Matheus Trotta Vianna

Doutorando do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3881920012991654

Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com período Sanduíche na Scuola Superiore Sant’Anna, Pisa, Itália. Possui Mestrado e Graduação em Economia também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado do Grupo de Dinâmica Econômica e do Grupo Moeda e Sistema Financeiro do ambos do Instituto de Economia da UFRJ. Foi coordenador executivo e pesquisador do Instituto Multidisciplinar de Desenvolvimento e Estratégias (MINDS). Foi também pesquisador júnior no Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ (GESEL). Possui experiência como pesquisador e tutor nas áreas de Macroeconomia, Economia Monetária, Política Monetária e Sistema Financeiro, Dinâmica Econômica e Modelos Econômicos de Simulação.

Nikolas Passos

Doutorando na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Scuola Normale Superiore, Firenze, Itália.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5251681007426351

Doutorando na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Scuola Normale Superiore, Firenze, Itália. Mestre em economia pela UFRJ e graduado em relações internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem interesse em Economia Política comparada, desenvolvimento econômico e América Latina.

​Pedro de Oliveira Guimarães

Doutorando do IE/UFRJ e Economista da PETROBRAS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4993453829988544

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é economista da PETROBRAS e doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira.

​Vitor Luis Moreira de Andrade Soares

Graduando do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6191969618604532

Graduando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista FAPERJ e tem interesse nas áreas de Macroeconomia e Economia Monetária.

Vitor Straub de Moraes

Graduando do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7023977127250048

Graduando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista FAPERJ e pesquisa na área de Macroeconomia e Economia Monetária, atuando nos seguintes temas: economia brasileira, política monetária, inflação e estabilidade de preço, sistema financeiro.



Thiago Aragão

Graduando do IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3769154248783113

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto de Economia, campus Praia Vermelha. Suas áreas de pesquisa de interesse são macroeconomia, política monetária e sistema financeiro. Já atuou como monitor de Economia Monetária I no Instituto de Economia da UFRJ, pesquisador júnior no Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ e voluntário no Grupo de Conjuntura Econômica da UFRJ. Atualmente é sócio e analista macroeconômico na Meta Asset Management.

Manoel Eugenio Dalbem Lopes

Mestre em Economia pelo IE/UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2090147997622604

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em economia pela Universidade Federal Fluminense. Tem interesse em Macroeconomia, Economia Internacional e Economia Monetária. Atualmente estuda e é entusiasta de Data Science.

Camila Feitosa

Graduada em Economia pelo IE/UFRJ.

Lattes:

Bacharel em Ciências Econômicas concluída em 2021 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Interesses de pesquisa especialmente nas áreas de macroeconomia, econometria e economia monetária.

Barbara Costa e Silva

Graduanda do IE/UFRJ. Pesquisadora em Tecnologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8516739773634953

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto de Economia, campus Praia Vermelha. Participação com bolsa PIBIC – CNPq no grupo de Estudos da Moeda e do Sistema Financeiro. Participação e organização de workshop da UFRJ em parceria com a UIUC para a produção do livro Brazil ‘s Economy: An Institutional and Sectoral Approach (Routledge, 2018). Áreas de interesse: Macroeconomia com foco em Tecnologia.

 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *