Rede de Grupos Pós Keynesianos do Rio de Janeiro (RPK-RJ) 

A Rede de Grupos de Pesquisa Pós Keynesianos do Rio de Janeiro (RPK-RJ) é formada por três grupos de pesquisa de orientação teórica pós keynesiana que, tem como foco comum de suas pesquisas, a moeda e o sistema financeiro. 

Fazem parte da RPK-RJ os seguintes grupos: FINDE (UFF); ECSFIN (UFRRJ); e OBC (UFRJ).

O ECSiFin – Economia e Conjuntura do Sistema Financeiro – é um grupo de pesquisa do CNPq sob a coordenação de Antonio José Alves Junior e Débora Pimentel, ambos professores do Departamento de Ciências Econômicas (DeCE) da UFRRJ. Seu objetivo é promover estudos teóricos e empíricos sobre o sistema financeiro, a partir da orientação pós-keynesiana. Os principais resultados obtidos pelo ECSiFin, seja exclusivamente por seus membros, seja por meio das parcerias com outros grupos e pesquisadores, estão hospedados em seu site.

Site ECSiFin

O grupo de pesquisa em Financeirização e Desenvolvimento (FINDE), sediado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, congrega pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFF e de outras instituições, interessados em discutir questões acadêmicas relacionadas ao avanço do processo de financeirização e seus impactos sobre o desenvolvimento socioeconômico das economias modernas.

Site FINDE

O Observatório do Banco Central é grupo de pesquisa sediado no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O grupo, coordenado pelo professor André Modenesi, é composto por professores e pesquisadores da casa e de outras universidades. O grupo se origina da reunião de alguns pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Moeda e Sistema Financeiro, formado e coordenado pelo Professor Fernando Cardim de Carvalho, entre os anos de 1997 e de 2018. Nele também participam ex-alunos de Fernando Cardim.

Site OBC